Pages

sábado, 31 de julho de 2010

A Vida como Ficção

Pensei um bocaco sobre esse aforismo e tentei sistematizar algum pensamento, mas não consegui. Creio que o ideal mesmo será trabalhar livremente com as associações que me surgem quando me foco no tema. Vou seguir um caminho bem distinto do que o John seguiu, exatamente porque eu não sei bem o que dizer sobre o que ele disse. Muito bem.

A primeira coisa que me o aforismo me faz pensar é que por trás dele parece estar na ideia de que a vida é teatro, ou pelo menos se assemelha em muitos sentido à obra de arte; nosso sucesso depende da parcimônia com que provemos ou negamos informação a respeito do que somos, do que fazemos ou do que pretendemos fazer. Quando no texto anterior é dito "os motivos pelos quais Gracián recomenda a discreção: o medo de ser criticado caso seus planos não dêem certo, a prudência de manter em segredo suas intenções, o simples bom gosto de jogar sem mostras suas cartas" — bem, neste trecho uma série enorme de situações está contida. O medo de ser criticado supõe uma defesa pessoal que tanto pode partir da insegurança, quando do cálculo — como parece ser o caso. Se sei que serei criticado, sei que o que quer que eu tenha feito não atingiu determinado nível de excelência: eu reconheço a existência desse código de perfeição, e julgo minhas ações com base nele. Já a prudência de manter em segredo minhas intenções indica uma malícia, uma avaliação de quem ouve e, por consequência, de quem deve ouvir certas coisas. Novamente, aqui, há a vida social racionalizada. Por fim, o simples bom gosto de jogar sem mostrar suas cartas exibe ainda outro tipo de regra, implica em certo decoro; um "bom gosto" que se domina ou não. Em uma palavra, existe uma compreensão possível da estrutura da sociedade e das pessoas, e o homem de sucesso saberá o que acrescentar a isso, quando acrescentar e quando se abster.

Na medida em que teatralizo a mim mesmo, crio personagens de acordo com meus objetivos, eu ficcionalizo a própria vida. É isso, então, que há em Grácian, ao menos nesse aforismo? Que para obter o sucesso é necessário que se viva a vida como ficção?

Um comentário:

  1. How To Make A Tetris Tagged With A Habanero
    Tetris is the name for the famous habanero titanium security pepper, and is titanium earrings hoops often used 2019 ford ecosport titanium for its unique titanium 3d printer sauce. It's the best of titanium bolts both worlds. In fact, it has a very

    ResponderExcluir